Me desculpem

Peço desculpas a todos que acompanham este blog, e a todos que aqui vêm a procura de uma palavra de paz. Fiquei algum tempo sem postar nada, mas vou procurar pelo menos postar uma mensagem de paz todo dia. Começando pela mensagem de Natal um pouco atrasada.


Muito obrigado a todos, e que os espíritos de luz iluminem todos os seus passos


Manoel Gonçalo (DJ Dejota)

domingo, 31 de maio de 2009

LIVRE-ARBÍTRIO E DETERMINISMO

Sinopse:

O que somos? Seres incapazes de auto determinação, arrastados pela fatalidade ou totalmente comandados por fatores externos? Seres completamente livres, donos absolutos do nosso destino? Ou criaturas humanas dotadas de livre-arbítrio e responsabilidade, segundo nosso grau de evolução espiritual,e subordinadas às leis naturais e ao meio social em que vivemos?


Diz Aizpúrua:


"Quando lemos e relemos, e cada vez mais desfrutamos os escritos desse grande espírito e espírita argentino, vamos percebendo-nos da urgente necessidade que têm as novas gerações de estudar e nutrir-se do pensamento porteiriano, que continua vivo e atual, 50 anos depois. Aliás, mais vivo que nunca, quando alguns setores espíritas procuram converter nosso ideário numa das tantas variantes religiosas-cristãs que existem no mundo ocidental. A caracterização do Espiritismo como Ciência, Filosofia, Moral e Sociologia, em que tanto insistiu Porteiro, com sobras de razão, há de servir como dique àquelas inconvenientes tendências".

"Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam."
Allan Kardec
Baixe o livro

Um comentário:

  1. O LIVRE ARBITRIO TRAZ A RESPOSABILIDADE A CRIATURA DOS PROPRIOS ATOS, SEM A NOÇÃO DELE O SER FIARIA MAIS AINDA A MERCE DE NORTEADORES MALIGNOS DA FÉ.

    ResponderExcluir